Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Ufes

  • A linha de pesquisa Ética e Filosofia Política pretende acolher os estudos que se proponham a investigar várias compreensões do agir humano, discutindo questões como sua finalidade última e o exercício da liberdade, a analisar a política e suas implicações éticas e culturais e, ainda, a tematizar a relação entre filosofia e democracia. As questões éticas serão enfocadas na distinção tradic ional entre “Éticas do dever” (duty ethics) e “Éticas da virtude” (virtue ethics). Em sintonia com a tradição ética, a compreensão dos elementos-chaves da política e da cultura contemporâneas trazem inevitáveis ressonâncias conceituais, que se desdobrarão em temas entrelaçados, como tolerância, etnocentrismo e Estado Democrático de Direito, em particular no tocante à fundamentação de suas instituições.

  • A questão do ser e a noção de verdade; a relação entre ontologia e linguagem; a Metafísica vista desde sua revisão histórica nos discursos pós-metafísicos.

  • A linha de pesquisa “Filosofia Contemporânea” pretende acolher os estudos que, a partir de uma crítica às interpretações fundamentais da metafísica, propõem abrir à filosofia novos horizontes de pensamento e, consequentemente, outras compreensões da realidade.
    Entre as posturas comumente reconhecidas como “pós-metafísicas”, podem ser mencionados fenomenologia, hermenêutica, perspectiva analítica, psicanálise, nominalismo, historicismo sem teleologia, antiessencialismo, antifundacionalismo e anti-representacionalismo, além das críticas às noções de subjetividade, de verdade como adequação, do ser como fundamento, das primazias da lógica sobre a retórica e da consciência sobre a linguagem, da possibilidade de fundamentação última dos discursos, dos dualismos metafísicos em geral, etc. Assim, a linha de pesquisa “Filosofia Contemporânea” pretende cobrir um âmbito teórico especificamente contemporâneo, caracterizado fundamentalmente pela crítica à tradição metafísica.

O Programa de Pós-graduação em Filosofia tem por finalidade
específica aprimorar a formação teórica de diplomados em cursos de graduação plena, visando qualificar com o Grau de Mestre pesquisadores e docentes em Filosofia, especificamente no âmbito de sua área de concentração e das linhas de pesquisa do programa.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Filosofia desde 2008 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 69 mestres e conta com 24 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910