Ética e Filosofia Política

Área de concentração: Filosofia
Descrição: A linha de pesquisa Ética e Filosofia Política pretende acolher os estudos que se proponham a investigar várias compreensões do agir humano, discutindo questões como sua finalidade última e o exercício da liberdade, a analisar a política e suas implicações éticas e culturais e, ainda, a tematizar a relação entre filosofia e democracia. As questões éticas serão enfocadas na distinção tradicional entre Éticas do dever (duty ethics) e Éticas da virtude (virtue ethics). Em sintonia com a tradição ética, a compreensão dos elementos-chaves da política e da cultura contemporâneas trazem inevitáveis ressonâncias conceituais, que se desdobrarão em temas entrelaçados, como tolerância, etnocentrismo e Estado Democrático de Direito, em particular no tocante à fundamentação de suas instituições.

Projetos de pesquisa vinculados à linha de pesquisa “Ética e Filosofia Política”

1- Justiça, Direito e Democracia (coordenado pelo profº Dr. Ricardo Correa de Araújo)

O projeto visa investigar os conceitos de Direito e Justiça nas formulações de autores de diversas tradições de Filosofia Política. A investigação inclui ainda a articulação entre aqueles dois conceitos e o Estado democrático, buscando analisar as tentativas de legitimação deste e as diversas respostas aos seus problemas, como tolerância, reconhecimento, etnocentrismo, pluralismo e exercício do poder político. As questões poderão ser investigadas a partir das formulações dos autores pesquisados individualmente pelos participantes do projeto, mas também através dos possíveis diálogos entre aqueles, a fim de facilitar a interlocução entre os pesquisadores e fortalecer sua vinculação.

- Docentes participantes: Barbara Botter, Daniel Arruda Nascimento, Marcelo Martins Barreira e Ricardo Corrêa de Araújo.

2- Ética, Ontologia e Ação (coordenado pela profª Drª Barbara Botter)

O projeto visa investigar o agir humano nas formulações de autores de diversas tradições da Ética. A investigação inclui a articulação entre ontologia e a ação humana e se propõe ainda a tematizar os seguintes conceitos: normatividade ética e ordenação do cosmo; virtude e dever; agir e tragicidade; a natureza humana pensada como parte da natureza; antropocentrismo e ecocentrismo. As questões poderão ser investigadas a partir das formulações dos autores pesquisados individualmente pelos participantes do projeto, mas também através dos possíveis diálogos entre aqueles, a fim de facilitar a interlocução entre os pesquisadores e fortalecer sua vinculação.

- Docentes participantes: Adriano Correia Silva, Barbara Botter, Jorge Augusto da Silva Santos, Jorge Luiz Viesenteiner e Lúcio Vaz de Oliveira.

3- Ética, Subjetividade e Política (coordenado pelo profº Dr. Marcelo Martins Barreira)

O projeto visa investigar os conceitos de Ética, Subjetividade e Política nas formulações de autores de diversas tradições de Ética e Filosofia Política. A investigação inclui a articulação entre esses três conceitos no debate atual em torno de uma politização da subjetividade, que se desdobra em outras temáticas, tais como: política e círculo de afetos; desejo e psicanálise; sentido, tragicidade e existência; metafísica e centralidade do self; política e contingência. As questões poderão ser investigadas a partir das formulações dos autores pesquisados individualmente pelos participantes do projeto, mas também através dos possíveis diálogos entre aqueles, a fim de facilitar a interlocução entre os pesquisadores e fortalecer sua vinculação.

- Docentes participantes: Adriano Correia Silva, Daniel Arruda Nascimento, Marcelo Martins Barreira e Ricardo Corrêa de Araujo.
Projetos:

Abreviação Títuloordem decrescente Data de início Prazo (meses)
A “culturalização do religioso” em contexto secular: a ética-hermenêutica de Vattimo em relação com a cultural politics de Rorty 01/08/2014 24
MMU A maviosidade da música do Universo 03/02/2014 24
A questão de gênero na História da Filosofia 01/05/2018 48
A releitura da Filosofia do Direito de Hegel no texto Sofrimento de Indeterminação de Axel Honneth 01/08/2016 12
Autocriação e solidariedade no neopragmatismo de Richard Rorty 14/09/2016 24
NAN Normatividade e Autogenealogia em Nietzsche 01/03/2016 36
O caráter emancipatório da “caritas da secularização” segundo Gianni Vattimo 20/05/2019 24
Pluralismo e justiça na filosofia política de Michael Walzer 01/08/2016 12
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910