A via a-teológica para Deus no pensamento de Edmund Husserl

Resumo: Esta pesquisa toma como referência o pensamento de Edmund Husserl, em particular a última fase de vida denominada de Krisis, quando a reflexão fenomenológica se volta para o complexo contexto histórico da primeira metade do século XX, marcada pelo advento de movimentos relativistas, cepticistas, e irracionais. Este momento explicita uma crise aguda da formação cultural moderna ocidental e tem na dimensão ética o eixo de maior vulnerabilidade. A partir daí
tomamos a obra A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental objetivando pensar a ideia de Deus a partir da via a-teia (não teológica) como possibilidade de motivação teleológica e ética, e não ontológica e gnosiológica. Para isso é preciso percorrer o caminho avaliativo que Husserl faz da referida formação cultural, que procede de Descartes e Galileu, emblemas de uma nova cosmovisão, e recolocar a via para Deus tomando um percurso diferente, nem
teológico, nem gnosiológico. Tanto um como outro já foram objeto de tantas críticas contemporâneas como as feitas por Heidegger, que ainda pergunta se é possível falar de Deus numa via não onto-teológica. A ideia de Deus extraída do pensamento husserliano é tomada na perspectiva filosófica como uma via a-teia, como caminho a-teológico para Deus, um como pólo unitário, enteléquia imanente ao universo, Mônada Suprema, que permite e motiva a constituição
de uma ética. A teorese filosófica deve colocar em prática uma consideração racional do mundo em vista do conhecimento no mundo mesmo e assim alcance a razão e a teleologia que lhe são imanentes e seu mais alto princípio – Deus. Os resultados da pesquisa apontam na direção das possibilidades da via a-teia, na abertura em relação à ideia de Deus, e ampliação do conceito de razão com o qual trabalha a fenomenologia. A ideia de Deus assim constituída não toma Deus como causa do mundo, mas como intencionalidade motivadora, livre dos códigos disciplinares institucionais e doutrinas dogmatizantes e possibilita a constituição de uma ética de coexistência.

Data de início: 2011-01-04
Prazo (meses): 24

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Coordenador Edebrande Cavalieri
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