Transcendência e imanência na fenomenologia de Husserl

Resumo: Iniciando em A ideia da fenomenologia, pretende-se investigar um caminho fecundo para a filosofia superando a ideia moderna que concebia a consciência como um recipiente fechado em si mesmo; com isso, o campo da investigação filosófica restringia-se apenas ao que é realmente imanente à consciência; a fenomenologia transcendental abre a reflexão para o chamado “enigma da transcendência”. Em Ideias Husserl apresenta o conceito de transcendência circunscrito à exigência de uma “meditação fenomenológica fundamental”. A ideia de transcendência não se separa da “percepção”, pois não há um objeto que não seja objeto para uma consciência (intencionalidade). Não se trata de uma proposição abstrata. Apresenta-se como conteúdo atual e próprio da percepção. Em A ideia da fenomenologia ele se refere a este conceito como um “enigma”, pois “no ato de ver o fenômeno puro, o objeto não está fora do conhecimento, fora da consciência e, ao mesmo tempo, está dado no sentido da absoluta autoapresentação de algo puramente intuído” (HUSSERL, 1986, p. 69). Isso nos leva a compreender os tipos de transcendência descritos em Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica (homem, mundo e Deus) como uma ordem teleológica expressa e presente no mundo empírico, no desenvolvimento dos organismos, da cultura e da humanidade como um todo. No contexto da filosofia da religião e a partir da obra Die Krisis , a ideia de Deus (transcendência) se apresenta como justificação última a partir da tendência ao aperfeiçoamento e à realização de fins morais presentes na teleologia como uma espécie de forma originária (Ur-Form) e intuída pela subjetividade transcendental. Com isso, se conclui que a experiência de transcendência é um componente essencial das ações humanas, entre elas a experiência religiosa. É nosso objetivo metodológico fazer retroceder a reflexão fenomenológica para o campo da experiência vivida (Erlebnis) que se funda na não discursividade do mundo da vida (Lebenswelt). Desta forma, espera-se ampliar o horizonte da experiência religiosa.

Data de início: 2011-01-04
Prazo (meses): 24

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Coordenador Edebrande Cavalieri
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